noticias

O encontro dos Mestres da Cultura com o mar | Foto: Jane Oliveira

Logo ao chegar, o contato com o mar acolheu nossos Mestres e Mestras da Cultura que vieram de todas as regiões do Ceará para somar seus saberes no Encontro Mestres do Mundo. Em sua décima segunda edição, o evento desembarca pela primeira vez no litoral cearense, com programação nos municípios de Aquiraz, Cascavel, Pindoretama e nas comunidades vizinhas.

Na parte da tarde, os Mestres dos Sons, artistas e público participam de uma vivência com o multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, no Teatro Tapera das Artes. Juntos, eles prepararam o show de encerramento da primeira noite de apresentações artísticas e culturais do XII Encontro Mestres do Mundo, que ocorreram na Arena dos Mestres, na Praça Matriz de Aquiraz.

Mestra Cacique Pequena e Fabiano Piúba (secretário da Cultura do Estado do Ceará) | Foto: Thiago Nozi

A noite teve início com um cortejo reunindo os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará: os Mestres e Mestras, grupos e coletividades que estarão reunidos até sábado, em Aquiraz, compartilhando saberes, histórias de vida e a cultura tradicional de cada recanto do Estado. A chegada à Arena dos Mestres foi marcada pelas boas vindas dadas pela anfitriã do Encontro, a Mestra Cacique Pequena, guardiã da ancestralidade e cultura indígena. Estiveram presentes, ainda, autoridades de Aquiraz e do Governo Estadual.

Feira de Artesanatos | Foto: Thiago Nozi

Além do privilégio de desfrutar da proximidade com os Mestres e Mestras da Cultura, o público pode se deleitar com apresentações do Coco do Iguape de Mestre Cabral (Iguape), com o Reisado São Miguel, de Mestre Tarcísio (Juazeiro do Norte), que contou com as participações mais que especiais dos Mestres de Reisado presentes na abertura, da Banda Cabaçal São José (Missão Velha) e da Compañía de Danzas Quillary, do Peru.

Durante toda a noite, o público e convidados puderam desfrutar das Feiras de Artesanatos e Gastronomia Tradicional e das exposições “Valores do meu Lugar” e “Mestres da Cultura”, na Casa do Capitão-Mor Casa do Patrimônio, no Museu Sacro São José de Ribamar, e do “Espaço Encantados”, no Anexo do Museu. A programação segue até sábado, com todas as atividades gratuitas e abertas ao público. Venha com toda a sua família!

Ciranda realizada durante o show de Antônio Nóbrega | Foto: Thiago Nozi